A mais nova atualização do aplicativo do WhatsApp para Android traz uma novidade importante: agora o serviço oferecerá criptografia “end-to-end” ativada como padrão, o que significa que, pelo menos em tese, nem mesmo o próprio WhatsApp será capaz de quebrar o sigilo das mensagens, mesmo quando receber um mandado judicial ordenando tal ação.
A empresa, que já faz parte do Facebook, revelou uma parceria com a Open Whisper Systems para o lançamento do recurso, que utilizará código aberto. Ainda não se sabe se ou quando os usuários do iOS serão beneficiados com a novidade.
Com isso, a ferramenta criará chaves para a comunicação entre usuários, às quais a empresa não deve ter acesso. Isso fará com que o WhatsApp se torne o aplicativo de bate-papo mais popular, com 600 milhões de usuários, a adotar um recurso do tipo. Não é o primeiro, no entanto: Telegram, Silent Text e Cryptocat estão entre os apps que já fazem isso, mas que não chegam perto da base de usuários.
A Open Whisper Systems desenvolveu o TextSecure, plataforma utilizada pelo WhatsApp no sistema, que promete manter as mensagens encriptadas mesmo se um cibercriminoso conseguir quebrar a chave. Por ter seu código aberto, o TextSecure já foi verificado e é aclamado pela comunidade de especialistas em segurança digital.
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/45260/45260